Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sara in Wonderland

Seg | 25.04.16

As bolinhas de carne da minha mãe.

Posso dizer que este é um post que acabou de "sair do forno" ou da frigideira? Bem, a verdade é que este é um post sobre uma das maravilhas do mundo - comida. Ou melhor, hoje vou dar uma receita que aconteceu acidentalmente.

- "Acidentalmente?" - acho que é isso que vocês devem estar a perguntar. Mas sim, num dia em que a minha mãe estava a fazer rissóis, sobrou bastante massa mas já não havia recheio. Ora, como a minha mãe é muito engenhocas na cozinha decidiu misturar com um pouco de... não vou contar porque vão ter de ler a receita até ao fim. Mas posso dizer que o resultado foi - Bolinhas de Carne, foi assim que a minha mãe chamou...

 

cap.JPG

 Então, o que é as bolinhas de carne? Não são almôndegas, são bolinhas feitas com a massa de rissóis com carne picada. Pode não parecer muito bem no inicio, mas quando começas a comer não vais conseguir parar! Esta quantidade de massa dá para fazer aproximadamente 60 bolinhas. Acho que não vamos comer assim tantas não é? Podemos sempre congelar ou diminuir a dose. Cá em casa fazemos uma quantidade destas porque somos muitos!

2.JPG

Começamos por fritar a carne picada numa frigideira. Podem fritar em manteiga ou azeite. Temperem com sal, pimenta, alho moído e orégãos e deixem fritar.

5.JPG

Quando estiver pronta, coloquem num prato de parte para arrefecer (mas não se esqueçam de escorrer bem, não vamos querer manteiga ou azeite misturado na massa!).

3.JPG

 Enquanto deixamos a carne arrefecer, vamos fazendo a massa. É simples e além de usar nestas bolinhas podemos usar em rissóis ou nas coxinhas de frango.

Num tacho coloquem dois como de água, um copo de leite, um cubo de galinha knorr e por fim, uma colher de manteiga.

4.JPG

 Quando a água estiver a ferver, juntamos três chávenas de farinha. A farinha terá que ir toda ao mesmo tempo.
Mexam muito bem até criar uma massa. Quando a massa começar a descolar, tirem do lume e coloquem na bancada (pelo menos foi o espaço que eu utilizei) polvilhada com farinha para arrefecer.

6.JPG

 Agora vamos à parte que mais gosto. Vamos amassar a massa?

7.JPGAgora amassamos, amassamos e amassamos até ficar bem lisa e bem amassada.

9.JPG

 Quando a carne já estiver fria, está na hora de misturar à massa que fizemos.

11.JPG

 A massa e a carne tem que ficar bem misturadas, de forma a ficar com este aspecto.

12.JPG

 Agora basta começar a formar muito bem as bolinhas de carne e frita-las em óleo ou se tiverem a preferência, em azeite até ficarem bem coradinhas.

13.JPG

 E este é o aspecto final!

1.JPGO que podem esperar destas bolinhas de carne? Crocantes por fora e muito cremosas por dentro. Com um sabor especial que faz com que não consigam parar de comer! Mas cuidado, se forem como eu, depois de muitos frito fico com azia. Mas comam e até pode ser um bom petisco para festas! Porque não?

assinatura.png

 

8 comentários

Comentar post